Balé Clássico



Metodologia Cubana

O método cubano combina uma proposta que mistura o melhor da Escola Russa (Vaganova) e adiciona características próprias do temperamento e do biotipo dos bailarinos latino-americanos.Suas aulas são bem expansivas e trabalham muito com allegros, batteries e giros. Bailarinos cubanos são conhecidos por sua agilidade e grande força. Hoje os cubanos ocupam vagas de primeiros bailarinos nas principais companhias do mundo.

O Método Cubano de Ballet Clássico é considerado o mais adequado às condições físicas, à musicalidade e à expressão corporal latinas.O Ballet Nacional de Cuba ocupa hoje a posição de uma das maiores companhias de dança do mundo. Criado em 1948 como Escuela Cubana de Ballet, sempre foi reconhecido pela grande capacidade técnica e artística de seus profissionais.

A escola cubana foi desenvolvida a partir da grande influência que os russos exerceram em seu país, e na experiência pessoal de Alicia Alonso, sua figura mais mítica, nos Estados Unidos como figura principal do American Ballet Theatre. Alonso e uma equipe de mestres da dança, respeitando as características biofísicas do povo cubano, se impuseram ao mundo pela excelência dos bailarinos que produziram em pouco tempo.

Todo ano acontecem no os Exames Internos para classes a partir da 1ª série para o curso de Balé Clássico.Avaliação qualitativa de nossos alunos, bem como avaliação de metodologia e didática de cada professor aplicada em sala de aula.Essa avaliação é um diferencial, já que a escola pode acompanhar a evolução dos alunos, além de funcionar como um controle de qualidade da metodologia aplicada .

Além dos Exames Internos, todos os nossos alunos do curso de Balé Clássico têm oportunidade de participar dos Exames Oficias de Cuba que acontecem no Brasil entre os meses de setembro e outubro. Trata-se de um exame onde todos os interessados são avaliados pela cubana Ramona de Sáa Bello, diretora da Escuela Nacional de Ballet de la Republica de Cuba.